domingo, 21 de dezembro de 2008

Poema

Há dias que se prendem à memória
como se fossem o nome de um morto.

Lembro-me de uma tarde chuvosa,
da juventude, da luz em queda,
dos tediosos minutos, da praça
e da catedral tão vazias ao anoitecer.

Lembro-me de caminhos brumosos
e de como havia placidez
nas poças d'água espelhando o néon
nas pétalas caídas sobre a terra
no murmurejar da chuva
sobre a cidade esfumada.

Lembro-me também do reencontro
com uma antiga colega, uma rapariga
cuja beleza nunca atingiu o esplendor
e que já naqueles dias começava a fenecer
enquanto em mim, a tristeza,
ia além da vontade de chorar
e muito tímida revolvia o desejo
de nunca ter nascido.

E tanto naquele dia como hoje
permanecem em erro
o espírito, o coração,
o amor colhido e ofertado.

Foi cantado: os anos são de mudanças
mas também deve ser cantado
que algo permanece em inércia.
Pois, como antes, o anoitecer chuvoso
e nevoento o horizonte.
Como antes, incendeia-se
a alegria que haverá de regressar.
Como antes, algo se inquieta, algo
que não existe e que nunca
poderá existir. Algo como nostalgia
de uma luz nunca vista
e que permanece, estiolada,
dentro do espírito ignorante.

4 comentários:

  1. Que alegria! Tão bom poeta Vc é que seria um atentado ter abandonado os poemas. Só escreve poesia desta qualidade quem tem um mundo próprio que a informe, tornando-a universal e nossa. Um grande abraço, um abraço de oito mil quilómetros e também caloroso e chegado de quase real.

    ResponderExcluir
  2. Eu faço eco da alegria de nd. Tinha saudades de um poema assim, Daniel!

    O final deixou-me com um nó na garganta, estes versos:

    «Algo como nostalgia
    de uma luz nunca vista
    e que permanece, estiolada,
    dentro do espírito ignorante.»

    ResponderExcluir
  3. Manuel, Soledade

    Não respondi antes porque tive problemas com um vírus. Fiquei realmente feliz por terem gostado do poema. Desde que comecei a escrever prosa, em meados de 2004, foi como se uma porta tivesse abrido e outra se fechado. Eu passei a ter muitas dificuldades para pensar em versos. Por isso me surpreendi com a vontade de escrever um poema após tanto tempo. Espero, a partir de agora, pode ter transitar entre o modo mental da prosa e da poesia com mais desenvoltura.

    Abraços, Daniel

    ResponderExcluir
  4. poemas com aventuras narrativas.

    eu gosto.

    ResponderExcluir